O WhatsApp Business como novo aliado na comunicação das empresas

No último dia 25 de Janeiro o WhatsApp lançou sua versão para negócios, o WhatsApp Business na versão Android, disponível na loja Google (em breve será lançada a versão IOS). Esse lançamento já era esperado, pois o aplicativo de mensagens já é fortemente utilizado por diversos segmentos de negócios e tem sido um importante aliado na comunicação de pequenas empresas e empreendedores de todo o Brasil.

Quais as principais vantagens do novo aplicativo WhatsApp Business?

O WhatsApp Business permitirá a criação de um Business Profile, onde será possível colocar informações como site, e-mail e descrição da empresa. Na conta comercial será permitido a utilização de telefone fixo, basta seguir os passos de verificação da conta.

O novo aplicativo também inclui, a possibilidade de criação de mensagens pré definidas, como de boas vindas e ausência, por exemplo. Isso tornará a comunicação mais ágil e profissional.

Além disso, o novo aplicativo disponibilizará dados de análise para os usuários, como estatísticas de desempenho de mensagens enviadas. O aplicativo Business aparecerá para o cliente de forma diferente das contas pessoais, o que ajudará a identificar que estão falando com uma empresa. 

A julgar pela velocidade das mudanças que acontecem no Facebook – proprietário do Whatsapp – novas versões com novas funcionalidades devem ser disponibilizadas em breve.

 

WhatsApp Business é o caminho para a monetização do app de mensagens

Desde que o Facebook comprou o Whatsapp em 2014 pela módica soma de 19 bilhões de dólares é um desafio para o negócio de Mark Zuckerberg encontrar um modelo de negócio lucrativo. Os fundadores do app Jan Koum and Brian Acton rejeitavam a monetização por publicidade e cobrava 1 dólar por ano por cada usuário.

Desde que passou a integrar o portfólio do Facebook o aplicativo tornou-se gratuito e a base de usuários se multiplicou. Embora o download e todas as funções atuais do WhatsApp Business seja gratuito, novas funcionalidades surgirão e serão cobradas, como afirma a Relações Públicas do Whats App em entrevista ao site Exame .

O poder continuará com os clientes

Cada vez mais o consumidor tem o poder de decidir o que quer ver e fica menos tolerante a publicidade invasiva. Por isso, não seja inconveniente e conquiste a permissão para se comunicar por Whatsapp! Lembre-se: O Whatsapp é, prioritariamente, uma ferramenta de comunicação pessoal e mesmo com o novo WhatsApp Business o usuário permanecerá com o poder de bloquear e marcar como spam, portanto, use sem prejuízo para a marca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *