Você sabe quanto vale o seu site?

Eu costumo perguntar para meus clientes ou prospects o quanto vale o site de sua empresa. É comum responderem o quanto foi pago pela construção do website. O serviço de web designer e programação são muito importantes, mas não é sobre isso que me refiro, eu digo. Quando pergunto sobre o valor do seu site quero saber o quanto ele contribui para o desenvolvimento do seu negócio. Em outros termos: se você não o tivesse criado, quanto seu negócio perderia?

Para responder essas perguntas é necessário entender que seu site é uma ferramenta que deve contribuir para os objetivos do seu negócio. Nesse caso cabe a máxima: “se não se sabe aonde quer chegar qualquer caminho serve”. Se você não sabe qual contribuição seu site pode oferecer para o seu negócio, qualquer resultado pode ser satisfatório ou insatisfatório. Portanto, antes de tudo, defina os objetivos.

Seus objetivos podem ser, por exemplo, aumentar o conhecimento da marca, educar sobre seu produto ou serviço, atrair novos consumidores e fortalecer uma relação entre marca-cliente. Uma vez definido os objetivos você deve estabelecer as ações para alcançá-las e mensurar o resultado dessas ações para estabelecer mudanças e otimização. Um objetivo comum para as empresa é captar novos clientes. Para isso seu site deve demonstrar os diferenciais da sua empres. Deve apresentar de forma eficaz seu produto ou serviço e ter calls to action, botões que chamem o usuário para ação. Como por exemplo: “Compre Agora”, “Solicite um Orçamento”, “Cadastre-se”, etc.

Para mensurar as ações será necessário ter o Google Analytics instalado com códigos de acompanhamento para os calls to action. O código de acompanhamento permitirá, por exemplo, identificar qual a fonte de tráfego que está gerando mais leads. Isto revela contatos qualificados com interesse no seu produto ou serviço.

É preciso também considerar que grande parte das pessoas não estará no momento de compra ao visitar seu site. Por isso, é necessário criar ações que aumentem a relevância da sua marca para que ela se destaque entre seus concorrentes no momento da decisão comercial. Você deve utilizar o marketing de conteúdo, um dos pilares do Inbound Marketing, como forma de manter a conversa com quem visita seu website. Exemplo: uma empresa que vende software de gerenciamento financeiro cria uma série de conteúdos para educar seu público-alvo sobre os desafios da gestão financeira para as empresas. A pessoa pode visualizar um vídeo, baixar um e-book, se cadastrar no blog entre outras ações possíveis de serem estabelecidas. Isso permitirá que você estabeleça uma série de ações até a conversão final, a venda.

Procurei aqui resumir algumas ações necessárias para que seu site tenha efetivamente valor para o seu negócio. Primeiro defina os objetivos. Se quiser simplificar comece com um apenas um. Captar novos clientes, por exemplo. Uma vez definido os objetivos verifique se seu site demonstra de forma objetiva e atrativa os diferenciais do seu negócio. Crie “calls to action” para conversão, pense nas pessoas que não estão no momento de compra, crie uma estratégia de conteúdo para continuar a conversa. Mensure cada ação. Use o Google Analytics para identificar o resultado da sua estratégia. Fazendo essas ações seu site terá valor e não apenas preço.

Bruno Moacyr

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