Web Análise, a tigela de M&Ms do Marketing Digital

Outro dia eu li um artigo bem interessante no site da Endeavor: “O poder de uma tigela de M&Ms”. Ele foi originalmente publicado no site da Bain & Company. O artigo conta que a banda de Heavy Metal Van Halen exigia, entre muitas outras coisas,  uma tigela de M&Ms no camarim com todos os chocolatezinhos marrons removidos. A exigência contratual se tornou um grande exemplo de excessos de celebridades.

Porém, segundo o biógrafo do vocalista David Lee Roth a exigência não se tratava de uma vaidade, mas de uma “métrica de segurança”, um mecanismo de certificação de que a gestão local tinha lido e honrado cada termo do contrato. “Para Roth, isso era crítico, já que o contrato continha requisitos técnicos e de segurança sérios, que garantiam que a Van Halen pudesse realizar uma performance excelente para seus fãs. Um olhada na tigela de M&Ms era uma maneira rápida de verificar se o organizador do show tinha prestado atenção e, se não, a exigir uma revisão de todas as especificações.

Eu pensei qual seria a tigela de M&Ms do Marketing Digital. Qual seria aquele fator crítico para identificar se as coisas estão indo bem.  De todas as ações, as métricas de Web Análise representam o sucesso ou o fracasso do Marketing Digital. Não se trata, contudo, de apresentar relatórios com muitos dados e poucos insights do negócio. Web Análise é compreender primeiramente o propósito do negócio, o porquê de estar na internet e usar os dados para responder as perguntas estratégicas.

Relatório é fácil de conseguir, basta alguns cliques na ferramenta de Analytics. Mas, para obter informações valiosas que sirvam para definir ou redefinir estratégias é necessário fazer as perguntas certas. As ações de Marketing trazem um retorno positivo sobre o investimento e permite que a receita gerada seja reinvestida, ligando o motor de crescimento do negócio? As macros e as micro conversões estão apresentando crescimento compatível com os investimentos?

Análise é sobre fazer as perguntas certas para identificar se o propósito do negócio está sendo atingido, se está no caminho ou se ainda está muito longe. Uma reunião menos focada em apresentação de relatórios e mais focada em respostas que contribuam para a estratégia do negócio torna a Web Análise, sem dúvida, a tigela de M&Ms do Marketing Digital.

Bruno Moacyr

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